quarta-feira, novembro 29, 2006

PROCESSO DE CRIAÇAO. ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO.

Aqui inicio o primeiro de muitos tutoriais sobre a construção de replicas e miniaturas. Para que aficionados por este hobby tão peculiar possam ter mais uma, dentre inúmeras, fonte de pesquisa e dicas. Não sei muito sobre essa área, sou inexperiente, mas gostaria de passar o pouco do que sei para aqueles que estão iniciando nesse mundo tão apaixonante, e para aprender, também, com amigos e colegas que com certeza irão contribuir para o enriquecimento desse blog; sem mais demora, vamos iniciar.
ESCOLHENDO OS MODELOS:

Toda e qualquer réplica que venhamos a tentar fazer merece uma pesquisa antes de qualquer coisa. A menos que você esteja pretendendo criar algo novo, concebido por sua imaginação, aconselho a procurar fotos, desenhos e outros meios para melhor conhecer o personagem que irás replicar. Nesse caso, procurei fotos de diversos ângulos para tentar ter o maior numero possível de informações sobre a anatomia do Alien.
MONTANDO UMA MESA DE CRIAÇÃO:

Procure compor uma mesa de trabalho. Com coisas simples, como tubos de caneta, escovas de dente velhas, arames, isopor, papelão, ferramentas de dentista etc., devem fazer parte de seu estoque, pois podemos nos utilizar de diversas coisas, algumas consideradas lixo, para confeccionar os mais diversas réplicas. No caso desse alien, por exemplo, usei pedaços de sandália de borracha para compor seu corpo (tronco).
MONTANDO O ESQUELETO:


Alguns colegas gostam de fazer um esqueleto antes, para depois irem preenchendo com a massa de sua escolha. Eu, no entanto, prefiro ir fazendo a peça parte por parte, começando pelas pernas, faço isso porque consigo manter um desenho fixo da escultura em minha cabeça, tendo a noção de tamanho e dimensões variadas. Mas deixo explicito neste artigo que a forma de criação deve variar de acordo com os critérios de cada um; faça da forma que melhor achares, pois cada replicante acaba, com o passar de treinamentos, por desenvolver sua própria técnica e tenho certeza de que não será diferente com vocês.
(PERNAS) - Usei pedaços de tubo de caneta e dentro desses pedaços de antena, passei arame pra que as duas partes das pernas (canela e coxa) pudessem ser moveis, caso eu precisasse move-las afim de encontrar uma melhor posição para sua postura. Junto do “esqueleto da perna”, coloco pedaços de papelão, pois assim economizo massa não hora do preenchimento.





Depois de algumas horas, já tenho a escultura quase pronta, faltando apenas os braços, a cauda e alguns poucos detalhes.
FINALIZAÇÕES:





Com todo o corpo concluído, o nosso Alien já começa a tomar sua forma verdadeira. Sua pintura foi feita com tinta óleo e depois foi coberta com uma camada de verniz. Falta apenas o toque final: dar um jeito de fazer uma gosma que fique saindo de sua boca. Quem assistiu o filme sabe que da boca do alien saia um gosma acida que corroia tudo. Estou pensando em usar cola do tipo araldite, ou resina epóxi. Bom, vamos ver no que dá.

DADOS DA RÉPLICA.



ALTURA: 23 cm
COMPRIMENTO: 27 cm.
PESO:
700 g

Foram usadas 8 cx de durepoxi.

CORPO: pedaço de sandalia, papelão.
CABEÇA: uma pedra, e a cabeça de uma escova de dentes pra fazer o maxilar inferior.
PERNAS E BRAÇOS: arames, pedaços de canetas e escovas de dente, papelão, pedaços de antena de tv.



Fico devendo a gosma da boca dele, pois nao encontrei o material que eu queria. caso alguem se interesse em adquirir essa peça ou qualquer outra, é so entrar em contato pelo meu email comercial (lucboss21@hotmail.com). Fico, tambem, devendo mais informações e fotos sobre o processo de criação, é que perdi a maioria delas quando tive que formatar meu pc devido a alguns virus (quem manda entrar em site pra ver mulher pelada ne?). valeu galera, um abraço e boa sorte. qualquer duvida ou dica ficarei feliz em ajudar. fui...